Estão em nosso universo

quarta-feira, 16 de março de 2011

Tutorial - Como fazer máscaras


Para se fazer uma máscara, no início, é necessário ter um molde, um "rosto" (manequim de vitrine de loja, uma máscara pronta, um rosto de boneca "adulto", etc). Dependendo de sua habilidade, faça um molde em argila ou massa de modelar.
MOLDE COM ATADURA GESSADA

Outra opção é fazer o molde no rosto de alguém usando atadura gessada (encontra-se em farmácias)

1. Passe vaselina ou algum creme gorduroso no rosto da pessoa.
2. Corte a atadura gessada em retângulos de aproximadamente 3/7 cm.
3. Molhe um pedaço na água (coloque água em um prato) e retire rapidamente. Aplique no rosto da pessoa e alise delicadamente com os dedos para o gesso se espalhar pela atadura. (não deixe pontas levantadas).
3. Cubra o rosto todo e repita o processo mais duas vezes. Deixe os "buracos do nariz por último! Retire o molde, endurece muito rápido.
4. Deixe secar algumas horas. Se achar que não está bem dura aplique mais atadura gessada, porque como vai servir de molde para outras máscaras não pode ser muito frágil.
5. Passe duas mãos de tinta látex (por dentro e por fora). Pronto, o molde está feito e pode ser usado do lado de dentro e de fora (o de dentro é mais liso e perfeito).

COM O MOLDE PRONTO É POSSÍVEL CONSTRUIR MÁSCARAS DE VÁRIOS MATERIAIS
PAPEL E COLA
1. Cubra o molde com plástico filme de cozinha (tipo magipack) tomando o cuidado de não deixar bolhas de ar, passe cola branca no plástico que está forrando o molde antes.
2. Corte papel toalha em retângulos de aproximadamente 2/5 cm.
3. Dilua a cola (branca, tipo escolar) 50% água, 50% cola.
4. Passe essa cola sobre o molde e aplique um papel de cada vez, passando mais cola (use pincel macio) sobre o papel, alisando-o, sem deixar pontas levantadas ou bolhas de ar. Cubra todo o molde ou no formato que se quer a máscara.
5. Repita o processo umas cinco ou seis vezes, espere secar de um dia para outro e retire. Pinte e decore da maneira que desejar.
FITA GOMADA
1. Cubra o molde com plástico filme de cozinha (tipo magipack) tomando o cuidado de não deixar bolhas de ar, passe cola branca no plástico que está forrando o molde antes.
2. Corte a fita gomada (encontra-se em papelarias, geralmente é usada por moldureiros para colocar atrás das molduras) em pedaços de aproximadamente 2/5 cm
3. Molhe um pedaço de fita na água (use um prato com água) rapidamente e aplique sobre o molde, alisando com os dedos para tirar bolhas de ar e não deixar pontas levantadas. Cubra o molde todo ou no formato que se quer a máscara.
4. Repita o processo três ou quatro vezes.
5. Pinte e decore como desejar.

ATADURA GESSADA
Faça da maneira igual ao MOLDE COM ATADURA GESSADA, porém faça sobre seu molde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos artigos.

Desenhos na Calçada Julian Beever

Dicas de livros, filmes, música...

  • The Cure
  • Modigliani - Paixão pela Vida - Diretor: Mick Davis
  • Blade Runner: O Caçador de Andróides
  • Nosferatu. (1922) - Bram Stoker
  • O outono do patriarca - Gabriel G. Márquez
  • Contos de fadas politicamente corretos - J. F. Garner
  • Contos de Enganar a morte - Ricardo Azevedo
  • Meu filho, minha filha - Carpinejar