ABAPORU |
Tarsila casa-se em 1906 com André Teixeira Pinto, com quem teve sua única filha, Dulce. Após sua separação começa a estudar escultura em 1916 com Zadig e Mantovani em São Paulo. Pouco depois, desenho e pintura com Pedro Alexandrino.
Em 1920 viaja para a Europa e ingressa na Académie Julian em Paris freqüentando o ateliê de Émile Renard.
Em 1922 volta ao Brasil e se integra no grupo modernista com Anita Malfatti, Osvaldo de Andrade, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia. Começa aí, seu namoro com Oswald de Andrade.
Volta à Europa em 1923. Estuda com Albert Gleizes e Fernand Léger, grandes mestres cubistas.Inicia sua pintura “pau-brasil”, dotada de cores e temas brasileiros. Casa-se no mesmo com Oswald de Andrade.
Em 1928 pinta o “Abaporu” para dar de presente de aniversário a Oswald que se empolga com a tela e cria o Movimento Antropofágico. É deste período a fase antropofágica da sua pintura. Separa-se de Oswald em 1930.
Em 1933 pinta “Operários” e dá início à pintura social no Brasil. Daí em diante passa a viver com o escritor Luís Martins por quase vinte anos. Faleceu em São Paulo no dia 17 de janeiro de 1973.
Monteau Rouge |
O Pescador |
Operários |
A Família |
Oi, adorei esse blog principalmente porque sou uma amante da arte!
ResponderExcluirGostaria de saber mais sobre as críticas de Monteiro Lobato às obras de Tarsila. Sabe onde posso encontrar?
Parabéns pela postagem.Estou te seguindo!
Um grande abraço!
Olá, você sabe me dizer se existe um livro com as pintura da Tarsila impressas?
ResponderExcluirfernandoguedescamargo@gmail.com
Fiz um poesia sobre o Quadro Operários, veja em:
ResponderExcluirhttp://joezilpoesias.blogspot.com/2011/09/face-dos-operarios.html