Estão em nosso universo

terça-feira, 1 de maio de 2012

CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO

Semana de Ação Mundial no Brasil destaca a importância da educação infantil



Com o tema “Educação Infantil - Direito da criança, dever do Estado, justiça social”, a Semana de Ação Mundial (SAM) deste ano ocorre de 20 a 27 de maio, envolvendo diversos atores ligados à educação infantil no país. A fim de promover uma discussão ampla sobre o tema, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação e instituições parceiras estão organizando uma Aula Pública e um Ato Público Lúdico com o tema “Direito à educação infantil é coisa séria!”, que acontecerá em Brasília, de 22 a 24 de maio, com a participação de educadores, crianças, especialistas da área, parlamentares e outras autoridades públicas.
Na ocasião, os organizadores entregarão às autoridades uma carta com as principais reivindicações para a etapa da educação infantil no Brasil. Segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), apenas 18,4% das crianças brasileiras de 0 a 3 anos e 81,3% das crianças de 4 a 6 anos têm acesso à educação infantil. Porém, recortes de renda, campo, cidade e regiões do Brasil revelam o quanto essa média esconde desigualdades ainda maiores.

A Aula Pública e o Ato Público Lúdico serão as principais atividades nacionais, pois em todo o Brasil organizações de variados setores estarão desenvolvendo atividades para discutir a educação infantil em suas regiões.
Desde março deste ano, a Campanha vem articulando e organizando creches, pré-escolas, universidades, conselhos, fóruns de educação infantil, sindicatos, associação de pais e moradores, fundações religiosas e demais instituições a participarem da SAM 2012. A partir desta quinta-feira (26/4), todas as organizações receberão kits com cartazes, folders e manual de orientação para subsidiar a reflexão e desenvolver as atividades locais sobre o tema.
O que é a Semana? - A Semana de Ação Mundial é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação e acontece desde 2003 para exigir que os governos cumpram os acordos internacionais da área, entre eles o Programa de Educação para Todos (Unesco, 2000). No Brasil, a Semana é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com outros movimentos, organizações e redes. Em 2012, a SAM acontece ao mesmo tempo em que a Semana Mundial do Brincar, da Aliança pela Infância.



Fonte: Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos artigos.

Desenhos na Calçada Julian Beever

Dicas de livros, filmes, música...

  • The Cure
  • Modigliani - Paixão pela Vida - Diretor: Mick Davis
  • Blade Runner: O Caçador de Andróides
  • Nosferatu. (1922) - Bram Stoker
  • O outono do patriarca - Gabriel G. Márquez
  • Contos de fadas politicamente corretos - J. F. Garner
  • Contos de Enganar a morte - Ricardo Azevedo
  • Meu filho, minha filha - Carpinejar