Estão em nosso universo

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

HUMANISMO NO RENASCIMENTO

Pessoas do 2º ano, se liguem neste texto!!!!!

Durante o Renascimento cultural, artístico e científico que ocorreu na Itália, no século XIV, o Humanismo ganhou destaque entre os pensadores renascentistas, principalmente por se caracterizar como um movimento intelectual que voltou seus interesses para as obras filosóficas, literárias e científicas da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma).
O interesse pela Antiguidade Clássica não revelou uma vontade de retornar ao passado (vontade nostálgica). Os homens medievais tinham a consciência de que viviam e tinham outros valores sociais e culturais, ou seja, eram homens diferentes dos homens da Antiguidade Clássica. A revalorização da ciência, da arte e da filosofia clássica era necessária para adaptá-las ao novo contexto histórico.

O retorno às obras dos pensadores clássicos teve início com a Filosofia Escolástica. O principal representante dessa corrente filosófica foi São Tomás de Aquino (1225-1274), filósofo e teólogo da Igreja Católica. São Tomás acreditava que a razão, o intelecto humano, não devia ser temida – ele considerava a razão como outro caminho para Deus. A Escolástica adaptou os ensinamentos do filósofo grego Aristóteles à religião. As idéias do filósofo foram utilizadas para esclarecer e explicar os ensinamentos da religião através de conceitos e princípios lógicos.
Os pensadores e intelectuais humanistas geralmente são confundidos com anti-religiosos, porém não podemos perpetuar esse equívoco de interpretação, visto que os humanistas queriam manter uma relação com Deus e com o mundo natural. A investigação humana seria privilegiada, o homem racionalizaria através dos seus pensamentos a investigação dos diversos fenômenos naturais, sociais, culturais e míticos.
Por meio do Humanismo, o homem passou a ser visto como imagem e semelhança do seu criador Deus, tornando-se a medida de todas as coisas. Os humanistas romperam com o Teocentrismo (a idéia de que Deus era o centro de todo o universo e de toda a vida humana) e passou a prevalecer a idéia do Antropocentrismo (o homem no centro do universo e da vida humana).
O Humanismo levou a reformas nos ensinos das universidades européias e ocorreu uma valorização das humanidades (ciências humanas, hoje), que privilegiou o ensino e o estudo da Poesia, Filosofia e História. Os humanistas pretendiam introduzir métodos críticos na leitura e interpretação de obras e desejavam reconstruir os textos originais para corrigir erros, omissões e modificações realizadas pelos monges copistas medievais.
Um fato importante que aconteceu no século XV foi a criação da imprensa, ou prensa, por Johann Gutemberg. O invento revolucionou a produção de livros, que não precisaram ser mais manuscritos por copistas, processo que demandava bastante tempo. Com a criação de Gutemberg – os tipos móveis metálicos (imprensa) –, o processo de produção do livro diminuiu, sendo impressas, em poucos anos, milhares de obras, o que facilitou o contato dos leitores com as idéias e os autores humanistas, ou seja, a invenção propiciou uma maior difusão do conhecimento.
O Humanismo, como visto, foi a base teórica e filosófica do movimento renascentista, influenciando o Renascimento artístico, cultural e científico.

Leandro Carvalho Mestre em História

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos artigos.

Desenhos na Calçada Julian Beever

Dicas de livros, filmes, música...

  • The Cure
  • Modigliani - Paixão pela Vida - Diretor: Mick Davis
  • Blade Runner: O Caçador de Andróides
  • Nosferatu. (1922) - Bram Stoker
  • O outono do patriarca - Gabriel G. Márquez
  • Contos de fadas politicamente corretos - J. F. Garner
  • Contos de Enganar a morte - Ricardo Azevedo
  • Meu filho, minha filha - Carpinejar