Dica: para a realização desse trabalho sugerimos o blog: http://titeritar.blogspot.com/
1º Trabalho Avaliativo do 4º período 7ª série 2011.
1ª etapa – vale: 0,5
Você deverá pesquisar e responder em seu caderno as seguintes perguntas:
O que é teatro de bonecos?
Quais os tipos de bonecos utilizados nesse teatro?
O que é Mamulengo: origem, características.
2ª etapa – vale: 2,0
O aluno deverá escolher um tipo de boneco e confeccioná-lo e apresentar em sala para os colegas falando sobre o tipo de boneco, por que escolheu aquele tipo, sua origem, material empregado na sua confecção. OBS.: caso o aluno já tenha em casa algum tipo de boneco utilizado no teatro de bonecos poderá apresentá-lo, pesquisando sua origem, material utilizado em sua confecção.
3ª etapa – vale: 1,5
Encenação os alunos deverão formar grupos de no máximo cinco integrantes, escolher ou criar uma história curta (cinco minutos no máximo) e representá-la em sala de aula. Obs.: a lista com os integrantes devera ser entregue na próxima aula de cada turma.
Data de entrega da 1ª etapa:
7ª série A – 04/11/2011
7ª série B – 07/11/2011
7ª série C - 09/11/2011
7ª série E - 07/11/2011
Data de apresentação da 2ª etapa:
7ª série A – 25/11/2011
7ª série B – 21/11/2011
7ª série C - 23/11/2011
7ª série E - 21/11/2011
Data de apresentação da 3ª etapa:
7ª série A – 02/12/2011
7ª série B – 28/11/2011
7ª série C - 30/11/2011
7ª série E - 28/11/2011
TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL ( 1º e 2º período)
7ª SÉRIE – TURMAS A, B, C e E.
Você deverá realizar uma pesquisa sobre o seguinte tema: Neoclassicismo na arte europeu e brasileiro.
O trabalho precisa conter:
Capa;
Pequena introdução;
Desenvolvimento: contexto histórico do movimento, características artísticas e dois artistas expressivos do período citado e duas impressões de obras do referido artista.
Conclusão;
Referencias Bibliográficas.
Atividade para casa - conteúdo: Impressionismo
Realize uma pesquisa sobre o Impressionismo e transcreva para o seu caderno de artes. A coleta de dados poderá ser feita por meio do site: www.itaucultural.org.br
Precisamente devem estar presentes em sua pesquisa: Definição de Impressionismo, características e os pintores mais expressivos.
Uma ótima pesquisa!
Calendário de apresentação da atividade:
7ª série B (Asa Norte) - 28/08
7ª série E (Gama) - 28/08
7ª série A (Asa Norte) - 02/09
Atenção! Fiquem de olho nas datas.
Galera da 7ª série estudar para a avaliação formal do 2º período é pesquisar! Vamos nessa?
Pesquise no blog, no livro didático e na ultima atividade avaliativa que está em seu caderno os seguintes tópicos:
Livro didático módulo 3 e 4 respectivamente, resumos realizados, bem como as atividades téoricas e práticas no caderno e livro didático.
Pesquisar no blog e internet os seguintes assuntos:
Realismo - conceito (você tem em seu caderno) características e algumas imagens.
Missão Artística Francesa - conceito (em seu caderno), caracterítiscas e algumas imagens.
Agora é só ler e relembrar o estudado em sala e preparar-se para a nota máxima. Atividade avaliativa 2º período
Primeira etapa:
Pesquise e escreva em seu caderno o conceito, características e o contexto histórico do movimento Realista.
Segunda etapa:
Pesquise e escreva em seu caderno: O que foi a Missão Artística Francesa destacando os principais artístas que fizeram parte deste movimento artístico.
Terceira etapa:
Pesquise, observe, leia e escreva sobre as seguintes obras:
(características, o que a obra representa).
O vagão de terceira classe, de Honoré Daumier;
Os quebradores de pedra, de Gustave Coubert.
Dança Tarairiu, de Albert Eckhout
Não há necessidade de imprimir as imagens, apenas observe e escreve o que se pede em seu caderno.
Uma ótima atividade.
LISTA DE EXERCÍCIO PARA A RECUPERAÇÃO DO 1º PERÍODO
Neoclassicismo e Romantismo
1) Qual a principal característica do Neoclassicismo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Descreva a principal fonte de inspiração dos pintores do neoclassicismo.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)Qual foi o maior representante da pintura neoclássica? Descreva seu estilo de pintura.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Qual a principal característica do Romantismo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Quais os temas do Romantismo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) Cite o nome de 2 artistas que fizeram parte do Romantismo.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) Quais os temas da Pintura de Goya?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Quais foram os temas retratados pelo pintor Eugene Delacroix?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Módulo 1 e 2 do livro didático
9) No início do século XIX, pintores como o inglês John Constable se destacou muito em seus trabalhos artísticos. Qual foi o principal tema de suas pinturas?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10) Explique o que é arte da terra.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11) Explique o que é Paisagismo.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12) Qual era o ideal de beleza da mulher no século XVI na Europa?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13) O Renascimento influenciou os artistas do Neoclassicismo a realizarem suas obras. Explique o que foi o Renascimento?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
14) Explique como ocorreu o momento de transição do retrato pintado no século XVI e o surgimento da fotografia no século XIX.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
15) O retrato passou a ser no Renascimento um dos temas mais comuns. Quais foram as principais técnicas dos pintores do Renascimento usadas para a realização de retratos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Trabalho de Recuperação Paralela 1º período
O século XIX foi um período complexo e inquietante. Profundas transformações ocorreram nos campos políticos, social, histórico e ideológico.
A Revolução Francesa (França), que pregava a igualdade entre os homens, e a Revolução Industrial (Inglaterra), com a formação de uma nova classe social, o operariado, e o advento das maquinas e da metalurgia, provocaram mudanças nos setores culturais e artísticos. E a Arte? A Arte também sofreu profundas transformações. De uma visão calma, pacata, passou para uma visão passional (romântica), de observação da natureza e do homem (naturalismo e realismo).
Pesquise e responda as questões abaixo:
Descreva a pintura realista.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Explique o significado dos nomes Neoclassicismo e Academicismo.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Mencione alguns aspectos em comum nas pinturas dos artistas que reagiram às tendências neoclássicas.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Sobre a pintura realista, desenvolvida entre os anos 1850 e 1900, responda:
Qual é sua principal idéia?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Órfã no cemitério (Delacroix)
Chuva, vapor e velocidade (Turner)
Pesquise na Internet e observe as pinturas acima e responda: O que teriam em comum os pintores Turner e Delacroix?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Julgue os itens abaixo C para Certo e E para Errado:
6___ No século XIX enquanto os artistas neoclássicos submetiam-se às regras das academias, outros buscavam libertar-se delas e expressar livremente seus sentimentos e sua imaginação.
7___ Coubert pode ser classificado juntamente com Delacroix: pintores realistas.
8___ A principal idéia da pintura realista é que não cabe ao artista melhorar artisticamente a realidade, pois a beleza está na realidade tal qual ela é.
9___ A industrialização do século XIX faz com que a arte passe a refletir as mudanças do século XIX, porém isso não permite a arte tornar-se complexa.
10___ Goya retratava a corte espanhola, o povo e também os horrores da guerra.
O calendário de entrega será colocado nos roteiros da primeira semana de maio em cada turma. A Recuperação deverá ser entregue no dia marcado, manuscrita no caderno de escrita (Artes).
O calendário de entrega será colocado nos roteiros da primeira semana de maio em cada turma. A Recuperação deverá ser entregue no dia marcado, manuscrita no caderno de escrita (Artes).
“O esforço para produzir objetos bonitos, agradáveis ao olhar, atraentes e harmoniosos, está em todas as culturas, em todas as civilizações, e em nosso dia-a-dia”.